Um minúsculo número de formigas ao ar livre, de modo geral, não representa muito problema, porém quando ocorre uma infestação de formigas ou quando as formigas começam a avariar seu quintal ou sua horta, você precisará encontrar alternativas para identificar e eliminar o formigueiro antes que os estragos sejam irreparáveis. Vejas certas sugestões que preparamos para ajudar você a lidar com estas pestes.

Localize os formigueiros

formigueiro Os ninhos de formigas podem estar perto de você, no seu quintal ou no piso da sua casa. Acompanhe uma formiga que tenha reunido comida há pouco tempo e observe para onde ela está levando o alimento. Caso haja uma trilha dela ao redor de uma certa área, possivelmente existirá um ninho lá. Dentro da residência, procure por todo tipo de buraco no qual as formigas consigam adentrar. Em geral, essas passagens despontam entre camadas de tijolos, em rejuntes de cerâmicas quebradas e podem aparecer, ainda, em falhas encontradas em paredes.
Do lado externo, no próprio quintal, um ninho pode ser visualizado por um monte de terra ou é capaz de estar circunscrito sob cascalho, pedras, pavimentos ou grama. Certas diversidades até buscam guarnições de madeira que foram esquecidas e apodreceram em razão da umidade.

Aplique pesticidas inteiramente nos formigueiros

Os formigueiros nas paredes e no piso carecem de ser pulverizados com um inseticida contendo bifentrina. Borrife nas partes específicas quando o problema for pequenino e restrito a locais tranquilamente tratáveis. Os praguicidas líquidos ou granulados funcionam bem nesses casos.

Borrife praguicida para formigas no gramado

pesticida Caso você tenha detectado trilha de formigas ou atividade intensa de formigas no seu gramado, pulverize pesticida líquido no lugar. Borrife, também, nas árvores e arbustos. Não ministre o praguicida sempre que estiver ventando bastante. Aplique sempre no princípio matinal ou no final do período vespertino. Esses períodos são os que as formigas encontram-se mais ativas. Recorde-se que inseticidas inclusive eliminarão outros insetos. Leia a etiqueta com o objetivo de determinar quais insetos estão em risco. Repasse o praguicida se for preciso.

Use isca para formiga

As iscas trazem formigas de maneira igual que a comida, mas os grânulos contêm um veneno que aniquila formigas ao serem digeridas. As formigas levam a isca de volta ao ninho, compartilham com o resto da colmeia e falecem posteriormente.
Esparrame a isca de formiga por cima do gramado para um resultado mais efetivo.
Provavelmente você necessite aguardar certas semanas antes de notar resultados eficazes. Em contrapartida, você pode polvilhar a isca em pequenas pilhas ao redor de formigueiros, rachaduras no pavimento ou outras possíveis áreas de formação de ninhos e trilhas.

Use inseticidas naturais com o objetivo de aniquilar formigas

inseticidas Molhe as formigas com água e sabão. Um ninho, alagado com água e sabão, ao ar livre, é capaz de exterminar grandes quantidades de formigas da colônia. As formigas restantes serão expulsas e forçadas a ir para outro local para reorganizarem o formigueiro.
Misture uma quantidade expressiva de sabão líquido com água bastante quente. Enquanto a água ainda estiver quente, derrame sobre o formigueiro. Isto faz com que as formigas morram afogadas.

Use ácido bórico para acabar de uma vez por todas com as formigas

Pulverize ácido bórico em torno de todo tipo de formigueiro em seu quintal, no seu pavimento ou em volta do exterior da moradia. Utilize apenas a substância em áreas secas.
Tenha cautela com esse remédio. Ainda que seja, tecnicamente, uma solução “natural”, o ácido bórico continua sendo tóxico para criancinhas e espécimes.
Alternativamente, você pode combinar 15 ml de ácido bórico com 1 xícara de 250 ml de açúcar. Acresça somente água o bastante para formar uma pasta. Bote pedaços dessa pasta perto do formigueiro ou ao longo de carreiras de formiguinhas. O açúcar atrairá as formigas, e o ácido bórico irá aniquilar todas elas.